segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bairro de Recife recebe ação para detectar sinais e sintomas de hanseníase e tuberculose

Do Diário de Pernambuco

A Secretaria de Saúde do Recife realiza hoje uma busca ativa para identificar pessoas que apresentem sinais e sintomas da hanseníase e tuberculose no Alto da Josélia, no bairro de Nova Descoberta. A ação integrada das coordenações municipais de controle da hanseníase e da tuberculose com o Distrito Sanitário III pretende abordar os moradores em suas casas, falando dos sinais e sintomas das doenças, formas de contaminação, importância do diagnóstico precoce, tratamento e cura. 

Os casos suspeitos serão encaminhados para exames de confirmação diagnóstica no serviço de saúde mais próximo da população, que é a Unidade de Saúde da Família (USF) Bruno Maia. Durante a ação, agentes de saúde comunitários, de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) e técnicos das duas áreas de interesse se revezarão no trabalho porta em porta. 

Até sexta-feira, 3, além da busca ativa, os profissionais entregarão panfletos explicativos, fichas de autoimagem (nos casos de hanseníase), e potes para coletar material para os suspeitos de tuberculose (escarro). Pela manhã serão realizadas palestras educativas na Associação dos Moradores.

Ainda na sexta-feira serão realizados os exames na sede Associação dos Moradores do Córrego da Josélia. Das 8h às 15h, um médico dermatologista e enfermeiros estarão realizando exames de pele e recebendo também os testes de escarro dos casos suspeitos.