terça-feira, 31 de julho de 2012

Caminhada contra a tuberculose mobiliza Jardim Iracema


Compartilhar experiências, debater estratégias e desencadear ações para reduzir o abandono do tratamento são as metas da caminhada contra a tuberculose, que será promovida nesta quarta-feira (1º/08), pelo CSF Fernando Façanha em parceria com a Secretária Executiva Regional (SER) I e a Associação de Amparo aos Pacientes de Tuberculose.    

O evento ocorrerá das 8h30 às 11h, no bairro Jardim Iracema, com orientações sobre a doença, atendimento a pacientes sintomáticos e busca ativa de pacientes faltosos ao tratamento. Durante a ação, um carro de som prestará informações para a comunidade sobre a tuberculose.

A caminhada contará com um consultório móvel, onde médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem prestarão atendimento. A atividade tem ainda parceria com o Distrito de Vigilância Epidemiológica da SER I e com o Ministério da Saúde.

Desde inicio de 2012, todas as unidades de saúde localizadas na área da Regional I realizam exames para detectar a tuberculose. A doença é transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch. Os sintomas são tosse crônica (cerca de 20 dias), febre, suor noturno, dor no tórax, perda de peso e falta de disposição.

SERVIÇO
Caminhada contra a tuberculose
Data: 1º de agosto
Horário: 8h30 às 11h
Local: CSF Fernando Façanha (Rua Tocantins, S/N - Jardim Iracema)