quarta-feira, 4 de julho de 2012


Começa hoje Seminário Internacional de Controle da Tuberculose


Durante o evento, será construído plano de trabalho para fortalecer o diagnóstico e o tratamento da doença e expandir o TDO na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru


De 04 a 06 de julho, será realizado na cidade de Tabatinga-AM, Seminário Internacional sobre Controle da Tuberculose na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. O evento é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com o estado do Amazonas e reúne esforços dos programas de controle da Tuberculose, dos municípios e estados fronteiriços dos respectivos países na discussão e construção de ações estratégicas para o controle da doença.

Participam do encontro coordenadores dos programas de controle da tuberculose do Brasil, da Colômbia e do Peru, respectivos estados (ou departamentos) e municípios fronteiriços, representantes dos conselhos indígenas (CONDISI), do conselho Municipal (CMS) e Nacional de Saúde (CNS), gestores da vigilância epidemiológica e do sistema prisional e profissionais da saúde de referências laboratoriais e hospitalares.

O evento tem como objetivo discutir e integrar ações de controle da tuberculose, estabelecendo fluxos e referências de detecção de casos, vigilância e tratamento adequado, visando melhoria no sistema de informação. Também será construído plano de trabalho entre os gestores dos programas locais para fortalecer o diagnóstico e o tratamento da tuberculose e da infecção latente e expandir o Tratamento Diretamente Observado (TDO) na região.

Com a criação da área de cooperação internacional no Programa Nacional de Controle da Tuberculose os municípios fronteiriços também passam a ser prioridade. Desta forma, estão sendo pactuados outras reuniões e seminários como este junto aos países vizinhos.  Ainda para este ano, está prevista uma segunda edição do seminário a ser realizada na tríplice fronteira Argentina – Brasil – Paraguai.

Para programação completa do evento acesse aqui