terça-feira, 17 de julho de 2012

SES da Paraíba oferece curso para aumentar capacidade de diagnóstico da tuberculose

Por Secom/PB

Dados acumulados de 2010 e 2011 mostram que na Paraíba há 2.868 doentes de tuberculose. Entretanto, esse número pode ser maior, haja vista a deficiência do diagnóstico pela baciloscopia, exame atualmente disponibilizado pelo SUS, e feito a partir da análise de amostras de secreção.

Com a preocupação de fortalecer os conhecimento para o correto diagnóstico da tuberculose, o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está oferecendo uma oficina de avaliação em diagnóstico da turberculose para a rede de laboratórios. A capacitação ocorre nestas terça-feira e quarta-feira (17 e 18) no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos.

Foram convidados para a capacitação coordenadores de vigilância epidemiológica, apoiadores de tuberculose, integrantes da atenção básica, técnicos de laboratórios, gerentes e apoiadores dos 24 municípios que compõem a 6ª GRS. A oficina será ministrada por Lúcia Cristina e Marta Brasileiro, ambas do setor de bacteriologia e da tuberculose do Lacen.

Os participantes irão trabalhar na identificação do sintomático respiratório (pessoa que apresenta tosse por mais de três semanas); realizar o diagnóstico precoce por baciloscopia e iniciar o tratamento imediato. Na programação consta a identificação da situação epidemiológica da tuberculose na Paraíba, como também dos municípios representados no evento que faz parte do plano de educação permanente do Governo do Estado. Por fim será feito o cálculo das metas programadas para 2012.

Os números identificados serão importantes para confrontar com as previsões do Ministério da Saúde e orientar as campanhas preventivas e de busca ativa por pacientes. Na região de Patos existem 28 pessoas recebendo tratamento da tuberculose, 20 delas nesta cidade.

Na quinta-feira (19), à tarde, haverá uma visita técnica de monitoramento ao laboratório do Centro de Saúde Frei Damião, de Patos, e na manhã de sexta-feira (20) visita ao laboratório municipal de Santa Luzia.

Municípios que participarão da capacitação: Patos, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D´água, Malta, Matureia, Passagem, Quixaba, Patos, Santa Luzia, Condado, Salgadinho, Santa Terezinha, São José de espinharas, São José do Sabugi, São Mamede, São José do Bonfim, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

Sintomas da tuberculose – Tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue (hemoptise) e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.