terça-feira, 17 de julho de 2012

Sesap e Lacen capacitam técnicos e bioquímicos para agilizar diagnóstico de tuberculose no RN

Por O mossoroense

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Dr. Almino Fernandes (Lacen) e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizam dia 19 de julho, das 8h às 17h, no auditório da unidade em Mossoró, "Capacitação para Organização da Rede de Laboratório no Diagnóstico em Tuberculose" para técnicos, bioquímicos, enfermeiros e coordenadores regional e municipal do Programa de Controle da Tuberculose. O evento reunirá 110 pessoas.

Estarão presentes ao evento a diretora técnica do Lacen-RN, Gorete Lins, a diretora do Laboratório Regional de Mossoró (Larem), Taciana Duarte, a responsável pela rede de laboratórios para controle da tuberculose do RN, Zélia Guedes, a coordenadora da equipe técnica da II Ursap, Xênia Pinto Lima, e a coordenadora regional do Programa de Controle da Tuberculose da II Ursap, Cícera Dantas.

Segundo a responsável pela Rede de Laboratórios para Controle da Tuberculose no RN, Zélia Guedes, serão discutidos no evento a implantação da baciloscopia no cenário nacional, o protocolo da descentralização da baciloscopia no RN, a importância do controle de qualidade das lâminas de tuberculose e condições mínimas do laboratório.

O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) tem como missão realizar análises laboratoriais com qualidade e precisão para garantir o diagnóstico de agravos e a avaliação de produtos e recursos ambientais que impactam na saúde pública, produzindo informações de interesse dos órgãos de Vigilâncias em Saúde e Meio Ambiente. 

Notificados
"De janeiro a 16 de julho foram notificados 123 casos de tuberculose nos 26 municípios da II Ursap, sendo 78 casos no município de Mossoró", informa a coordenadora regional do Programa de Controle da Tuberculose da II Ursap, Cícera Dantas.