terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nesta quarta, Rio de Janeiro realiza debate sobre tuberculose na Escola do Legislativo

O deputado estadual Gilberto Palmares (PT/RJ), presidente da Frente Parlamentar de Mobilização e Combate ao HIV e Tuberculose do Rio de Janeiro, convida para o debate na Escola do Legislativo para avaliar as políticas públicas na diminuição dos indicadores da tuberculose no estado. O evento acontecerá no auditório da Escola do Legislativo, no dia 15 de agosto, às 10h.

O evento contará com a participação da Dra. Margareth Dalcolmo, pesquisadora do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), instituição nacional de referência do SUS para tuberculose; de Maria Célia Vasconcelos, subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos; de Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde; e Wanda Lúcia Branco Guimarães, cordenadora do CEDAPS (Fórum ONG TB/RJ). A mediação do debate ficará a cargo do deputado Gilberto Palmares, presidente da Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose.

A questão da tuberculose, segundo o deputado Gilberto Palmares, não é apenas de saúde, mas intersetorial, uma vez que é preciso melhorar as condições de habitação dos doentes e fornecer meios para que estes não abandonem o tratamento, como vale transporte e cestas básicas. 

"O Estado do Rio de Janeiro ostenta o triste título de campeão nacional de tuberculose. Faz-se necessário melhorar as condições para que os doentes deem continuidade ao tratamento. Além disso, apesar de a tuberculose ser um problema gravíssimo, muitos parlamentares da área de saúde não estão envolvidos no combate à doença. É preciso que todos se engajem nessa luta", alerta.

Serviço
Debate para avaliar as políticas públicas na diminuição dos indicadores da tuberculose no RJ
Data: 15 de agosto (quarta-feira), às 10h.
Local: Auditório da Escola do Legislativo
Endereço: Rua da Alfândega, nº 8 - 2º andar, Centro – RJ