terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hospital Regional da Lapa São Sebastião completa 85 anos


Por SESA PR

Nesta terça-feira (30) foi comemorado o aniversário de 85 anos do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, primeira unidade especializada no tratamento de pacientes com tuberculose (tisiologia) no Estado. O evento também marcou o início das atividades do novo centro cirúrgico do hospital.

Nos últimos dois anos, o hospital passou por uma grande transformação. Além do centro cirúrgico, a unidade ganhou uma ala com enfermaria e central de esterilização de materiais. “São 85 anos de história, que também refletem na estrutura do hospital. Com essas reformas e ampliações queremos ampliar a capacidade de atendimento e qualificar ainda mais o serviço prestado aos pacientes”, explicou o diretor de Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London.

O hospital foi fundado em 1927, quando houve um aumento nos casos de tuberculose no Estado. O perfil epidemiológico da doença, com alto risco de contágio, também contribuiu para a fundação do HRLSS. De lá para cá, o hospital se tornou referência no tratamento da doença e atende pacientes encaminhados de todo o Paraná. 

Esses pacientes são aqueles que não conseguem realizar o tratamento em casa ou em uma unidade básica de saúde. “São moradores de rua, pessoas interditadas judicialmente, ou em outras situações que inviabilizariam o tratamento diretamente observado (TDO)”, explicou o diretor do HRLSS, José Gaspar Bornancin. 

O tratamento no HRLSS também é indicado para pacientes que apresentam algum tipo de reação adversa aos medicamentos. “Desta forma podemos acompanhar os efeitos do tratamento no organismo da pessoa, proporcionando um atendimento integral as necessidades do paciente”, completou Gaspar.

Hoje, o HRLSS conta com 111 leitos em funcionamento. A expectativa é que com a finalização das reformas a unidade amplie sua oferta para 137 leitos, entre tisiologia e clínica médica.

No próximo ano o hospital espera entrar com o processo de acreditação, uma espécie de documento que certifica a qualidade das instituições de saúde. “Com a estrutura que temos e a equipe que dispomos, temos certeza que nosso trabalho será reconhecido”, afirmou o diretor do hospital.

Aniversário – As comemorações do aniversário de 85 anos do HRLSS foram iniciadas no domingo (28) com um passeio ciclístico pelas ruas da Lapa. O hospital também lançou sua nova página na internet e realizou uma gincana com seus funcionários. A programação também contou com uma palestra sobre acreditação e será encerrada na quarta-feira (31) com um encontro religioso.

Participaram do evento desta terça-feira, o deputado estadual, Elio Rusch, o vice-prefeito eleito do município da Lapa, Ruy da Farmácia, o diretor da 2ª Regional de Saúde (Metropolitana), José Carlos de Abreu, e o tenente coronel da 15ª GAC AP, Marcelo Chiesa.

Para maiores informações: hrlss.administracao@sesa.pr.gov.br