terça-feira, 27 de novembro de 2012

Reta final do curso aborda temas sociais de luta contra a tuberculose

De 19 a 30 de novembro, acontece em São Paulo, o penúltimo módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão das Ações de Controle da Tuberculose, com o objetivo de ampliar os conhecimentos e empoderamento das informações para a aplicação em atividades de controle e vigilância da tuberculose. O curso é uma parceria entre o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado com a Faculdade de Saúde Pública da USP.
 
Este módulo aborda questões referentes aos direitos humanos, advocacy, saúde mental, determinantes sociais da saúde, comunicãção em saúde e mobilização social. No total, serão capacitados 44 profissionais de saúde de áreas técnicas e administrativas de diversos municipios do estado. 
 
Segundo os participantes os assuntos abordados neste módulo são temas que geralmente são pouco trabalhados e que com essa visão será possível implementar ações inovadoras. Os técnicos acreditam que a partir do ano que vem haverá impacto nas ações de controle pois terão uma visão diferenciada e maior propriedade para tal.

Por: Rosângela Silva, Cirene Silva, Eunice Silva, Ricardo Barbosa, Heriston Garcia, Rita Carvalho, Silvana Figueiredo, Cláudia Preto e Neusa Sakiyama (para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão das Ações de Controle da Tuberculose)