sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Rio de Janeiro recebe o 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem

Da Assessoria do Congresso

Enfermagem e o Cuidado com a Vida é o tema do 65° Congresso Brasileiro de Enfermagem, que será realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o congresso contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, como o ambientalista e deputado estadual Carlos Minc, o ativista Claudio Nascimento, da Secretaria de Estado de Assistência Social do Rio de Janeiro, o Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal) Manuel Alves Rodrigues, e o historiador inglês Peter Burke. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.abeneventos.com.br/65cben/inscricoes.html

O objetivo do Congresso é discutir o Cuidado com a Vida a partir das perspectivas ambiental, social, política e individual.  Como justificativa para o tema escolhido, a ABEn destaca que o cuidar da vida exige práticas que de modo compartilhado com a sociedade, construam um mundo solidário com respeito a todas as espécies do planeta e com o próprio ambiente. 

Desta maneira, refletir sobre o Cuidado com a Vida permite discutir a responsabilidade ecológica das práticas de cuidado da enfermagem e, ao mesmo tempo, elaborar estratégias comprometidas com a construção de políticas voltadas para uma sociedade eticamente sustentável. “A área da saúde está passando por um momento conturbado. Precisamos resgatar o protagonismo deste setor através de seus profissionais”, diz a presidente da ABEn RJ, Sônia Maria Alves.

A organização do evento prevê um público de cerca de 5 mil participantes, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes de enfermagem e os demais profissionais da área da saúde do Brasil e do exterior.  Durante o Congresso, eles terão acesso a conferências, painéis, mesas redondas, rodas de conversa, cursos, oficinas, simpósios, reuniões temáticas e institucionais, feira de exposição tecnológica e de livros.

Entre alguns dos destaques estará a Tenda Paulo Freire. “A enfermagem dialoga o tempo todo com a sabedoria popular. Na Tenda Paulo Freire serão realizadas mesas redondas com profissionais de saúde, parteiras e benzedeiras que utilizam a sabedoria popular na saúde”, comenta Solange Belchior, diretora da ABEn-RJ.

O Congresso marcará ainda a posse da nova diretoria da ABEn Nacional, dia 9 de outubro, quando a atual presidente Ivone Cabral transmitirá o cargo para Ângela Alvarez, da Universidade Federal de Santa Catarina.