terça-feira, 29 de julho de 2014

RJ comemora o dia estadual de luta contra a tuberculose


Em 2007, a Lei 5054 estabeleceu que 06 de agosto seria o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à tuberculose no Rio de Janeiro. Uma vitória da sociedade civil, dos gestores e dos profissionais de saúde. Uma vitória de toda a comunidade carioca que tem mais um dia no calendário, além do 24 de março, para lembrar que a tuberculose existe, tem cura e precisa ser combatida.

Com uma incidência de 62,3/100.000 habitantes em 2013, o Rio de Janeiro é o segundo estado com a maior taxa de incidência de tuberculose no país. Só em 2013 foram notificados 10.192 casos novos de tuberculose.

A proporção de cura entre os casos novos pulmonares bacilíferos em 2012 foi de 69,9%, enquanto o abandono do tratamento foi de 12,5%. 

Em vista disso, a Secretaria de saúde de estado do RJ realizará na próxima quarta-feira, 06 de agosto, encontro com a sociedade civil para fortalecer as atividades de mobilização e, sobretudo, fomentar o debate sobre os principais avanços e desafios para o controle da tuberculose.

Além da situação epidemiológica, serão apresentados o Plano de enfrentamento TB e HIV do estado; os métodos diagnósticos, em especial o teste rápido para tuberculose e estratégias de prevenção do abandono do tratamento. Confira a programação aqui.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada no dia e no local do evento.

Serviço

Seminário Estadual de Tuberculose: encontro com a sociedade civil
Data: 06 de agosto de 2014
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel São Francisco Rua Visconde de Inhaúma 95 Centro Rio de Janeiro - RJ (esquina com Avenida Rio Branco).