sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Santa Catarina realiza 1º Concurso de Paródias sobre a Tuberculose

Do Comitê TB - SC

Durante o 24º Seminário Estadual de avaliação da tuberculose, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina em parceria com o Comitê de Tuberculose realizou o 1º Concurso de Paródias sobre a Tuberculose. O evento aconteceu no Marambaia Hotel, no Balneário Camboriú, e contou com a participação de grupos de diversas regiões do estado.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Nardele Juncks, quando incluíram o concurso de paródias na programação do seminário, não se imaginava a repercussão, nem a adesão de vários municípios/grupos na atividade. 

“Decidimos incluir o concurso na programação com o objetivo de trabalhar o tema de forma lúdica, dando a oportunidade para os profissionais da saúde e representantes da sociedade civil, que não realizam ou participam de pesquisas, nem trabalhos operacionais, mostrarem o quanto são criativos, o quanto estão pensando e trabalhando no combate a tuberculose através de um trabalho diferente e bem humorado”, destacou.

Como resultado, seis grupos de diversas regiões do estado se apresentaram, cantando suas paródias sobre tuberculose. “Eles trouxeram instrumentos musicais, bom humor e a alegria para a plateia que se divertiu muito com as composições”, pontuou.

Com o sucesso do evento, Nardele pretende inserir o concurso no calendário da coordenação estadual com o objetivo de incentivar cada vez mais a participação de profissionais e representantes da sociedade civil em atividades educativas, voltadas a prevenção e adesão, diferenciadas, com mensagem simples e clara. 

Veja os vídeos do concurso aqui.