segunda-feira, 30 de março de 2015

Gravataí marca gol de placa contra a tuberculose

De Gravataí

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Gravataí, com o apoio da Prefeitura, por intermédio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Esporte e Lazer (Smel), e da Câmara de Vereadores, realizou neste sábado (28), no Ginásio Aldeião, o primeiro ‘Gol de Placa: Vencendo a luta contra a Tuberculose’.

O evento, que teve como objetivo promover, através do esporte, uma mobilização entre o executivo, legislativo e apoiadores da luta pelo controle da doença, alertando sobre a problemática da tuberculose no município de Gravataí. A atividade contou com a participação de três times. 

O primeiro, formado pelos secretários do governo municipal; já o segundo, contava com vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores e um terceiro time, que era escalado pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose,  com o apoio da Associação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial – ASSUSCAPS. 

Segundo o secretário da Saúde, Jones Martins, o evento possuía um caráter de alerta e prevenção contra a Tuberculose. “Primamos pela saúde através de políticas voltadas à prevenção, e esta atividade teve como  objetivo conscientizar a população quanto à importância do combate e consequente redução dos índices de infecções e óbitos decorrentes da tuberculose",  ressaltou Jones.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira, agradeceu a oportunidade de colaborar em mais uma causa pela saúde da sociedade. “Essas parcerias são muito importantes para que se possa ampliar a estratégia de prevenção que buscamos e nós estaremos sempre à disposição para auxiliar e trabalhar em equipe pelo bem da população gravataiense”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Souza, também colocou a instituição à disposição para os eventos em prol da promoção da saúde e se engajou na luta pelo controle da tuberculose. 

O comprometimento de todas as áreas do Governo Municipal, para além da saúde, é essencial para termos êxito nas ações de controle da tuberculose, aliadas as parcerias com toda a comunidade e associações, como é o caso da ASSUSCAPS (associação parceira de todas as atividades promovidas pelo PMCT).

 A vitória na quadra foi do time do PMCT, mas quem ganhou mesmo foi a mobilização em prol do controle da tuberculose.