sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Fórum Estadual de ONGs Tuberculose do RJ realiza última reunião do ano

*Por Roberto Pereira, da Secretaria Executiva Fórum ONGs Tuberculose RJ
Aconteceu nesta quinta-feira (05/11), no Auditório da Federação de Bandeirantes do Brasil, a última Reunião Ordinária do Fórum Estadual de ONGs Tuberculose do Rio de Janeiro deste ano de 2015, já que, como de hábito, o mês de dezembro é reservado para as agendas específicas de final de ano e janeiro. Por conta disso, salvo situações emergenciais, o Fórum só voltará a se reunir no dia 04/02/2016.

Sobre a Reunião de hoje, vale registrar que, na sua abertura, o companheiro Cazú Barros, representante da Federação de Bandeirantes do Brasil, realizou a 1ª etapa da Oficina sobre Navegação Inteligente na Internet - SURF SMART, com o objetivo de orientar os(as) participantes sobre os riscos à privacidade nas redes sociais e estratégias para a navegação segura na Internet. A segunda etapa da Oficina já está agendada para a Reunião Ordinária de fevereiro de 2016.
Aproveitando as brechas na Pauta da Reunião, foram feitos diversos registros do papel protagonista exercido pelo Fórum no resgate da mobilização social na luta contra a tuberculose no Estado e no Brasil, assim como o seu reconhecimento,fruto da dedicação e emprenho do coletivo de afilados(as) e parceiros(as).
Seguindo a pauta proposta, foram trabalhados os os seguintes tópicos.
  • Informes da Audiência Pública da Frente Parlamentar de Tuberculose na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e seus desdobramentos;
  • Informes da Audiência Pública da Frente Parlamentar de Tuberculose no Congresso Nacional e seus desdobramentos;
  • Relatório Global de Tuberculose da Organização Mundial de Saúde (OMS);
  • Mudanças no Ministério da Saúde e na Coordenação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/MS);
  • Cartas Manifesto do Fórum ONGs TB/RJ, da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose e da Rede Brasileira de Comitês TB;
  • Reunião com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES/RJ;

Neste sábado (07/11), o Fórum ONGs Tuberculose RJ, em parceria com a Frente Parlamentar de Luta Contra a Tuberculose da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, representada pelo seu presidente - Vereador Eduardão e sua equipe, participará de uma Ação Social na Comunidade do Jacarezinho (RJ), desenvolvendo atividades de prevenção e orientação sobre tuberculose.

O endereço será compartilhado nesta sexta-feira, dia 06, para garantir a presença e participação do maior número de parceiros. Na oportunidade será distribuída, entre outros materiais, a Cartilha "Respire Aliviado", produzida pelo Fórum e reimpressa pela Câmara dos Vereadores do Rio. O endereço da Ação é Praça da Concórdia - Jacarezinho, das 09 às 13 horas. Mais informações serão postadas na página do Fórum no Facebook. 

Outra informação importante diz respeito IV SEMINÁRIO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA que estará acontecendo no Município de Mesquita, realizado pela ODM/ODS Mesquita e o Núcleo NÓS PODEMOS/RJ, do qual a companheira Ana Leila da ONG FUSÃO é uma das representantes. O Seminário é gratuito e os Organizadores aguardam a presença de todos.
email correto para informações:
odmregional@mesquita.rj.gov.br

04 de FEVEREIRO/2016 (quinta-feira),
das 10:00 às 13:30 horas,
Auditório da Federação de Bandeirantes do Brasil,
Av. Marechal Câmara, 186 - 5º andar - Centro - RJ


________________________________________________
Finalizando este informe, vale lembrar que as Reuniões do Fórum são abertas para, além das Instituições afiliadas; profissionais de saúde e áreas afins, gestores e outras Instituições interessadas pela temática.
______________________________________
PRÓXIMA REUNIÃO ORDINÁRIA:
04 de FEVEREIRO/2016 (quinta-feira), 
das 10:00 às 13:30 horas, 
Auditório da Federação de Bandeirantes do Brasil, 
Av. Marechal Câmara, 186 - 5º andar - Centro - RJ