sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Projeto PACTU, do município de São Paulo, recebe visita do PNCT

 Do Programa Municipal de Controle da Tuberculose de São Paulo

São Paulo, 4 de dezembro de 2015 - Nos dias 2 e 3 de dezembro o projeto PACTU (Projeto de Ações Contingenciais no enfrentamento à Tuberculose na População em Situação de Rua – PACTU pela Cura) recebeu a visita das consultoras do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) para monitorar as atividades com os pacientes inseridos neste processo. A visita do PNCT/MS ao projeto da cidade de São Paulo faz parte de uma série de visitas em outros municípios do país com o Projeto das Ações Contingenciais no Enfrentamento da Tuberculose nas Populações Vulneráveis.

O projeto PACTU tem como estratégia de adesão ao tratamento o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular (PTS) para pessoas com tuberculose que se encontram em situação de rua.
A partir da articulação intra e intersetorial, o projeto visa muito além da cura da doença, busca o resgate da autoestima, da cidadania e da conquista da inclusão social.

O Projeto PACTU foi uma elaboração coletiva, a 20 mãos, coordenado pelo Programa de Controle da Tuberculose da Cidade de SP/COVISA e em parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose, PNCT/Ministério da Saúde, Atenção Básica, Parceira Associação Nossa Sra do Bom Parto, Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência Social, Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, organizações da sociedade civil / Rede Paulista no Controle Social da Tuberculose, Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

Para saber mais do Projeto Pactu clique aqui e aqui.

Veja a programação do evento abaixo:

Data: 02 . dezembro . 2015
Horário: 8h30 ~ 12h
Participação na oficina de Decoupage
Local: CS Barra Funda
Horário: 13h30 ~17h
Reunião com a Equipe PACTU:
Participantes: profissionais que atuam no projeto PACTU+ CRS Centro + SUVIS Sé + COVISA+ MS
Local: COVISA

Data: 03. dezembro . 2015
Horário: 8h30 ~ 12h
Participação na Atividade: Café Sem TB, entrega de certificado de Cura e Roda de Conversa: Participação dos animadores TATATI e TATATA ( profissional do Cna Rua e UBS N Sra do Brasil), orientações e dúvidas sobre a doença com os pacientes.
Local: UBS N Sra do Brasil
Horário: 13h30 ~ 17h
Reunião com o GT intersetorial PACTU:
Participantes:
Representantes intra intersetorial: SMADS / Atenção Básica / CRS Centro / SUVIS Sé / COVISA/ MS
Representantes do Projeto PACTU
Sociedade civil: Rede Paulista de Controle Social da TB
Movimento social: MNPR