quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Grupo Parlamentar Global de TB lança site com versão em português

*Com informações do site do Grupo Parlamentar Global de TB e do Observatório da Tuberculose

Brasília, 14 de janeiro de 2016 – Para facilitar a comunicação com deputados e senadores de diversos países, o Grupo Parlamentar Global de TB lançou seu novo site, em vários idiomas. Houve um aumento expressivo no número de membros do grupo ao longo de 2015. O Brasil e os países lusófonos se beneficiam da versão em português, cujo conteúdo foi produzido com o apoio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

O Grupo Parlamentar Global de TB é uma rede internacional singular de representantes políticos, que já conta com o apoio de mais de 100 países. Liderada pelos seus membros e para os seus membros, com o suporte de um Secretariado dedicado, os membros do grupo trabalham coletivamente e individualmente para aumentar o progresso contra a epidemia de tuberculose nos níveis nacional, regional e global.

Os membros aderiram os princípios destacados no documento de fundação do grupo, a Declaração de Barcelona. Seus compromissos são: 
  •         Trabalhar além das divisões geográficas e políticas, de forma apartidária e inclusiva;
  •         Engajar a sociedade civil e outros atores envolvidos na luta contra a epidemia de TB; e
  •         Confrontar o estigma e o isolamento social associados à doença.

O Grupo Parlamentar tem o compromisso de desenvolver e apoiar representantes políticos locais na liderança da luta contra a tuberculose em seus próprios contextos. Com esse objetivo, seus membros se comprometeram em estabelecer redes regionais e nacionais sob os auspícios do Grupo Parlamentar Global de Tuberculose.

Declaração de Barcelona

A Declaração de Barcelona é o documento de fundação do Grupo Parlamentar Global de Tuberculose. Disponível para a assinatura de qualquer representante político do mundo, a declaração é a demonstração de apoio e solidariedade para acabar com a epidemia da tuberculose. Foi criada para aumentar o conhecimento sobre a doença entre os políticos e é uma ferramenta de advocacy para engajar gestores locais.

Até o momento, a Declaração foi traduzida para quinze idiomas e já foi assinada por mais de 1.000 representantes políticos de mais de 100 países. As traduções da Declaração podem ser acessadas clicando aqui.

Se você é um representante político e quer acrescentar seu nome à Declaração de Barcelona, clique aqui ou escreva para info@globaltbcaucus.org

Participação do Brasil

O Brasil é signatário da Declaração de Barcelona desde 2014 e conta com três parlamentares participando desse movimento. Há um extenso trabalho de advocacy por parte das organizações da sociedade civil para ampliar a participação de deputados, buscando um maior protagonismo do Brasil nessa rede internacional.

Em outubro de 2015, o Brasil recebeu a visita do co-presidente do Grupo Parlamentar Global de Tuberculose, o deputado britânico Nick Herbert, e do secretário do Grupo, Matt Oliver. Com o apoio da Parceria Brasileira contra a Tuberculose, eles fizeram uma visita à comunidade da Rocinha e conversaram com um grupo de pacientes de TB. Também foi realizada uma Audiência Pública no Congresso Nacional, promovida pela Frente Parlamentar de Tuberculose, no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara.

Veja mais detalhes sobre a visita, clicando aqui.


Clique aqui para acessar o site do Grupo Parlamentar Global de TB.