terça-feira, 12 de abril de 2016

Dia 24 de Março no Estado de São Paulo

*Com informações enviadas pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose - SP

A Divisão de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo realizou o evento do Dia Mundial da Tuberculose no dia 24 de março, no Centro de Convenções Rebouças com mais de 600 participantes, representantes dos PCTs dos municípios, secretários municipais de saúde, laboratórios, unidades prisionais, membros do Comitê Estadual de Controle Social da tuberculose, bem como outros membros da sociedade civil no enfrentamento da doença.

Da Programação:

Neste evento foram premiados os locais (municípios, laboratórios, unidades prisionais e GVEs) pelas atividades de intensificação de busca de casos de tuberculose e pela atualização das notificações no sistema informação online TBWEB.

Foram premiados pela intensificação da busca ativa: 54 Unidades Prisionais, 36 municípios, 18 laboratórios (acima de 500 exames realizados), 09 Supervisões Regionais de Vigilância em saúde do município de  São Paulo (SUVIS) e 5 Grupos de Vigilância regional do estado(GVEs).

Pelo quesito atualização de notificação na TBWEB: 20 municípios, 06 SUVIS e 5 GVES.
Clique para ver os premiados por pela busca de Sintomáticos Respiratórios e para as notificações no TBWeb

A TB no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo possui o maior número absoluto de casos de tuberculose do Brasil, também porque tem a maior população. Foram 16.889 casos novos descobertos em 2015.

Felizmente a tendência da ocorrência de casos e das taxas de incidência é de declínio, sendo que de 1998 (49,3 por 100 000 habitantes) a 2015 (38,0 por 100 000 habitantes), houve um declínio nas taxas de 23 %.