quinta-feira, 16 de junho de 2016

Em encontro científico, pesquisadores apresentam estudos aplicados em vigilância em saúde

Brasília, 16 de junho de 2016 – No último dia 07 de junho, foi realizado em Brasília o 3° Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde, promovido pela Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP), da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Com a sessão temática: Tuberculose e outras doenças transmissíveis, o encontro contou com a presença e suporte de técnicos do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).
Durante o encontro, realizado por vídeo-conferência, foram apresentadas cinco pesquisas que tiveram o financiamento do Ministério da Saúde, sob o edital n° 20-2013 – Estudos e pesquisas aplicadas em vigilância em saúde.

Ao final de cada apresentação, dois avaliadores convidados realizaram questionamentos, esclarecimentos e sugestões aos pesquisadores envolvidos nos projetos. Os avaliadores convidados foram: José Ueleres Braga, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Susan Martins Pereira, da Universidade Federal da Bahia.

Como as pesquisas estão em fase final, os resultados finais ainda não foram divulgados.

As pesquisas apresentadas foram:

Título
Instituição
Coordenador
Desenvolvimento, Implantação e Avaliação de um Sistema para a Gestão da Informação de Pacientes de Tuberculose
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo
Domingos Alves
Validação de estratégias inovadoras para o controle da TB em moradores de rua e usuários de drogas: fatores de risco associados ao abandono de tratamento
Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Afrânio Kritski
Análise espacial de dados epidemiológicos de tuberculose em regiões metropolitanas do Brasil
Universidade Federal do Espírito Santo
Ethel Leonor Noia Maciel
Custos e impactos de estratégias de controle de tuberculose em populações em situação de rua, no âmbito do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT)
Fiocruz-Brasília
Flávia T S Elias
Qualidade do Programa de Controle da Tuberculose: análise quali-quanti do acesso, abandono ao tratamento e dos serviços de saúde do município do Rio de Janeiro
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rejane Sobrino Pinheiro