quarta-feira, 27 de julho de 2016

VideoSaúde lança nova série sobre determinação social da saúde

*Fonte: ICICT



Na noite da última quinta-feira, 21 de julho, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz esteve na Blooks Livraria, em Botafogo, no Rio de Janeiro, lançando ao grande público sua nova série que trata de determinação social da saúde. Produzidos em parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), os três filmes vieram para reforçar o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua Constituição: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

                                      Umberto Trigueiros, Eduardo Thielen e Christian Jafas (da esq. para dir.)

“Herança social”, de Christian Jafas, traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto as condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos de tuberculose numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro. A produção reafirma que hereditária é a situação social e não a doença.

“Saúde em trânsito”, de Eduardo Thielen, vem para discutir um assunto que não ganha muita atenção, porém, não deixa ser a terceira maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil e o documentário alerta e destaca a necessidade de se pensar em medidas preventivas integradas.

“Esporotricose”, também de Eduardo Thielen, relata a maior epidemia já registrada desta doença que vem acontecendo no Rio de Janeiro. Pesquisadores, profissionais e pacientes falam sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e epidemiologia da micose subcutânea mais comum no país e na América Latina.

A série, que integra o catálogo do Selo Fiocruz Vídeo, está disponível em DVD na Editora Fiocruz e os trailers podem ser assistidos no canal do YouTube da VideoSaúde. No dia 12 de agosto, todos os três filmes serão disponibilizados na íntegra na internet, para que possam cumprir seu papel: disseminar conhecimento em saúde.