quarta-feira, 3 de agosto de 2016

UNA-SUS lança novo curso para capacitar profissionais no atendimento às pessoas coinfectadas por TB-HIV

*Fonte: Site da UNA-SUS (Ascom)


Profissionais de saúde interessados no tratamento da coinfecção Tuberculose e HIV já podem se inscrever no novo curso da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). A capacitação Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV está com inscrições abertas até 20 de novembro, pelo site.

Quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo o manejo pode ser mais delicado. Em soropositivos, as coinfecções dificultam o tratamento, pois debilitam ainda mais a saúde do paciente. A coinfecção TB-HIV ainda é uma condição que causa grande impacto na mortalidade de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), pois estão mais propensas a desenvolver tuberculose ativa do que a população em geral.

Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Marcelo Freitas, ter uma rede de serviços organizada para o manejo dos coinfectados TB-HIV e profissionais de saúde capazes de oferecer um cuidado qualificado são condições fundamentais para um melhor enfrentamento dos dois agravos no país.

“Este curso é uma ferramenta essencial. Com uma rede de serviços organizada, os coinfectados TB-HIV terão atendimento qualificado, o que deverá repercutir na redução de mortalidade e melhoria na qualidade de vida”, explica Marcelo.

Voltado preferencialmente para profissionais de nível superior, que manejam antirretrovirais, o curso tem carga horária de 15h e é composto por quatro atividades educacionais, que abordam desde a realização de exames e acompanhamento clínico, até a definição de fluxos para adoção de medidas para controle de infecção e a oferta de medicamentos.

O curso possui um ambiente amigável e de fácil navegação, com conteúdo didático e prático. Além disso, permite ao aluno realizar o download dos conteúdos quando estiver utilizando a internet e estudar, mesmo quando estiver offline.

De acordo com a enfermeira e roteirista do curso, Olga Rodrigues, a grande diferença entre o curso Manejo da Coinfecção TB-HIV, lançado anteriormente, e o Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV é que este é voltado também para os gestores dos serviços. “O profissional pode realizar os dois cursos de forma independente. No entanto, incentivamos que realize ambos, por serem complementares. Enquanto o curso de Manejo da Coinfecção TB-HIV aborda aspectos psicossociais e clínicos, o de Organização de Serviços traz os procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a atenção às pessoas coinfectadas”, explica.