terça-feira, 6 de setembro de 2016

Copresidente da Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas estabelece importantes compromissos pela luta contra a doença na Argentina


Nos dias 23 e 24 de agosto, o deputado uruguaio e copresidente da Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas, Luis Enrique Gallo, esteve na Argentina com o propósito de elevar o perfil da tuberculose entre o parlamento e governo argentinos. A intensa agenda da visita foi centrada no diálogo sobre como os diferentes órgãos do governo podem priorizar o tema em suas dinâmicas de trabalho.

A deputada argentina Gisela Scaglia organizou uma sessão especial de tuberculose na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados da Nação, onde o deputado Luis Gallo pode expor dados atuais sobre a doença no país e no mundo, e clamar pelo envolvimento dos deputados na luta contra a tuberculose. Os parlamentares se comprometeram a lançar uma rede nacional da Frente, em conjunto com o senado, até março de 2017.

O Senado também organizou um momento para receber Gallo para discutir as ações futuras da luta contra a tuberculose no país e na região. Juntos, os parlamentares estabeleceram estratégias para a priorização da tuberculose como agenda permanente nos diferentes fóruns parlamentares como o Parlatino e Parlamento Caribenho.

Gallo também foi recebido no Ministério da Saúde e reafirmou o apoio à iniciativa parlamentar, acordando em unir os esforços para abordar os principais desafios na luta contra a doença no país, fornecendo dados e informações relevantes que servirão como base para a criação de projetos de lei e ações relevantes. Um dos temas levantados como possível área de cooperação para a região foi o diálogo para estabelecimento de compra conjunta de medicamentos para a tuberculose para atender as frequentes roturas nos estoques dos países. O deputado levará o tema à próxima reunião da Frente das Américas.

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) da Argentina, Dra. Maureen Birgham também recebeu o deputado e ofereceu o apoio da organização para as ações da Frente no país. A OPAS tem sido uma das principais organizações parceiras da Frente, desde seu estabelecimento, e o fortalecimento desse vínculo nos países é de suma importância.


O deputado foi ainda recebido pelo Vice Chanceler Carlos Foradori e sua equipe para discutir a importância da agenda sobre resistência antimicrobiana no âmbito do G20, bem como a importância da tuberculose resistente como pauta desta agenda. O Embaixador e Vice Chanceler se comprometeu com a priorização da pauta da tuberculose na agenda de saúde global do ministério, propondo levar o tema para a próxima reunião de Chefes de Estado do UNASUL.