sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Panorama da Tuberculose no Brasil: A mortalidade por tuberculose em números



O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose divulga o segundo número do Panorama da Tuberculose no Brasil com o tema  “A mortalidade por tuberculose em números”. A tuberculose ainda se configura como um problema de saúde pública. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2014 ocorreram cerca de 9,6 milhões de casos da doença. Na lista dos 30 países que concentram a maior carga, o Brasil ocupa a 20ª posição. Observa-se também que a mortalidade por tuberculose ainda apresenta números alarmantes. Em 2014, no mundo, um milhão de mortes foram atribuídas à doença e, no Brasil, esse número foi de cerca de 4.400.

O conhecimento dos indicadores epidemiológicos e operacionais é imprescindível para a construção do planejamento de atividades dos Programas de Controle da Tuberculose. Nesse sentido, o objetivo desse documento é oferecer aos trabalhadores da saúde, aos estudantes e à sociedade civil um conjunto de informações para subsidiar a análise da situação do controle da tuberculose no País.

Salientamos que os dados apresentados são referentes às bases de dados obtidas em outubro de 2015, a despeito disso, ratificamos a importância desta publicação para verificação da situação da tuberculose no Brasil, nas Unidades Federadas e nas capitais.

A publicação está disponível neste link:
Panorama da Tuberculose no Brasil: A mortalidade por tuberculose em números