terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PNCT realiza Seminário sobre Diagnóstico Laboratorial da Tuberculose


No dia 06 de dezembro o Programa Nacional de Controle da Tuberculose ( PNCT) realizou o III Seminário Nacional de Diagnóstico Laboratorial da Tuberculose.  Este evento faz parte da programação anual do PNCT e contou com a presença dos coordenadores dos programas estaduais de controle da tuberculose, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) e de representantes do setor de diagnóstico da doença dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) e de pesquisadores.

A coordenadora do programa nacional de controle da tuberculose, Denise Arakaki, proferiu palestra sobre a estratégia da Organização Mundial de Saúde para o fim da tuberculose como problema de saúde publica até 2035 e destacou a necessidade de mudar paradigmas assistenciais, centrando o foco dos profissionais de saúde nas necessidades do paciente em relação ao diagnóstico, acolhimento e tratamento.

No evento foram discutidos temas relevantes para o controle da tuberculose no país, como a reestruturação da rede laboratorial, implantação dos testes fenotípicos e moleculares para diagnóstico laboratorial, seguido de teste de sensibilidade para detecção de resistência às drogas usadas no tratamento e a revisão do manual de diagnóstico laboratorial da tuberculose. Também teve destaque a regularização do fornecimento de kits para a Rede de Teste Rápido Molecular para Tuberculose, a ser efetivada no início do mês de janeiro.

Também foi dada ênfase à necessidade de aprimoramento e utilização correta dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica e laboratorial da tuberculose, sendo essencial o fornecimento de informações para o planejamento das ações que visam à melhoria do sistema.
O seminário foi um momento oportuno de integração e discussão dos principais desafios para a ampliação e melhoria do diagnóstico laboratorial de tuberculose no país.

 Clique aqui para acessar as apresentações.