quarta-feira, 12 de abril de 2017

Deputada Érika Kokay convoca Ministério de Relações Internacionais a se posicionar a favor da tuberculose

Fonte: Grupo Parlamentar Global de TB


A deputada Érika Kokay participou nesta terça-feira, dia 4 de abril, de uma reunião com o Embaixador Carlos Márcio Cozendey, Sherpa do G20, e sua equipe, para falar do problema da tuberculose e da tuberculose resistente nos 20 países do grupo e no mundo. A reunião foi um encaminhamento acordado pela deputada após sua participação na Cúpula de TB de Berlim, uma reunião de parlamentares do G20, onde se discutiu uma proposta a ser apresentada aos países durante a presidência da Alemanha no grupo.

Na ocasião, a deputada apresentou os dados da tuberculose no Brasil e no mundo, a relevância de se combater a tuberculose resistente no âmbito da resistência antimicrobiana e trouxe uma proposta para abordar aos problemas: “a tuberculose, apesar de ser a doença infecciosa que mais mata no mundo, ainda é uma doença esquecida pelos países. Precisamos trazer visibilidade à doença e criar medidas para abordar a falta de inovação do mercado para diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose. O G20 pode representar esse espaço para debater Pesquisa e Desenvolvimento para o benefício da população”, mencionou.

O embaixador Carlos Márcio Cozendey se mostrou interessado no tema e considerou a proposta um potencial ponto de partida para discussões mais profundas no tema da resistência antimicrobiana. Por fim, a deputada entregou formalmente o documento oficial da Cúpula de TB de Berlim, acordada pelos parlamentários dos diferentes países.

A Frente Parlamentar Global de Tuberculose tem trabalhado para apoiar a organização de ações similares nos demais países do grupo.