quinta-feira, 13 de julho de 2017

NIH financiará pesquisas que estudem a relação entre a tuberculose, diabetes e HIV

Fonte: FIOTEC


Sem um valor máximo de financiamento, edital expira apenas em 2020

Escrito por Janaina Campos
Publicado: 05 Julho 2017

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo. Pesquisas já demonstraram que pessoas infectadas pelo HIV têm quase 30 vezes mais chance de adoecer com Tuberculose do que as pessoas sem HIV. Outro dado alarmante é que a diabetes aumenta três vezes a chance de uma pessoa contrair tuberculose.

Em consonância com essas informações, uma necessidade crítica surgiu para o desenvolvimento de novos tratamentos que abordem, de forma mais eficaz, a pandemia de TB alimentada não apenas pela infecção pelo HIV, mas também pela crescente prevalência global de Diabetes tipo 2. Esse é o tema do edital para financiamento de pesquisas lançado pelo National Institute of Health (NIH). O objetivo é apoiar projetos que identifiquem e elucidem mecanismos patogênicos subjacentes às interações entre a TB e a Diabetes e o HIV. Os interessados podem se inscrever pelo site, a partir do dia 7 de agosto.

O edital não limitou um valor para o financiamento. Porém, os orçamentos das aplicações deverão refletir as necessidades reais do projeto proposto.

Apoio da Fiotec

Os interessados em submeter propostas com o suporte da Fiotec podem entrar em contato pelo e-mail iniciacaoprojetos@fiotec.fiocruz.br. O apoio na elaboração busca facilitar o entendimento do edital e o cumprimento dos critérios dispostos no documento. Lembrando que, para obter apoio da Fiotec, é necessário o envolvimento de uma Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).