quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Rede BRICS de Pesquisa em Tuberculose é lançada no Rio de Janeiro

Fonte: Portal da Saúde




Representantes dos governos e da academia do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reuniram em 14 e 15 de setembro, no Rio de Janeiro, para lançar a Rede BRICS de Pesquisa em Tuberculose, uma rede que identificará prioridades de pesquisa e maneiras de cooperação para avançar na luta contra a tuberculose e alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para 2030. A Rede, composta por governo e academia, será oficialmente lançada na Conferência Ministerial Global sobre Tuberculose, no final de novembro em Moscou.

A Rede é o primeiro produto do Plano de Cooperação em Tuberculose dos BRICS, proposto pelos Ministros da Saúde dos cinco países em 2014, e acordado também pelas autoridades em 2016. O plano centra esforços em medidas de atenção, proteção social e pesquisa para o combate da doença nos países do grupo e em países de baixa e média renda.

Os BRICS concentram quase 50% de todos os casos novos de tuberculose no mundo. Apesar de ser o país com o menor número de casos no grupo, o Brasil é o único país prioritário para a tuberculose na região das Américas. A tuberculose é uma ameaça comum para a saúde pública dos cinco países e, ao unir esforços, os BRICS tomaram o primeiro passo para fazer frente à doença, liderando a agenda de pesquisa para o desenvolvimento de novas ferramentas para o seu enfrentamento.